ralo de banheiro

Que situação! Você está louco para tomar banho e percebe que o ralo entupiu. Não dá mais para passar por esse problema. Saiba como desentupir ralo de banheiro!

Imagine a situação: você não vê a hora de chegar em casa e tomar um banho relaxante para depois deitar no sofá. Não há plano melhor para descansar após um longo dia de trabalho. Ao iniciar o banho… surpresa: o ralo de banheiro está entupido. E agora, o que fazer?

Para que essa situação desagradável não aconteça mais, separamos 5 dicas para você desentupir o ralo de banheiro. Continue a leitura!

Comece pela prevenção

Antes de falarmos das formas práticas para desentupir ralo de banheiro, é importante explicar que isso pode ser evitado. Basta que algumas medidas preventivas sejam tomadas. Até porque, sabemos que o ralo é feito justamente para impedir entupimentos.

Se você deixa pequenos objetos em cima do ralo, pode ser que em algum momento eles passem pela grade e causem entupimento nos canos. Isso serve para resíduos de sabonetes, grampos, cabelos e a própria barba.

Vale lembrar que o entupimento superficial pode acontecer justamente devido ao acúmulo de sujeira. Neste caso, evite acumular qualquer tipo de objeto ou resíduos próximo ao ralo.

Como desentupir o ralo de banheiro com 5 dicas:

1- Desentupidor para o ralo de banheiro

Ao perceber que o ralo entupiu, a primeira coisa a se fazer é usar um desentupidor específico. O modelo pode ser facilmente encontrado em lojas do ramo e você pode deixar um em casa para casos de emergência.

Pegue o desentupidor e coloque a ventosa dele diretamente sobre o ralo. Em seguida, abra a torneira e deixe acumular um pouco de água. Ao perceber que a água cobriu a borracha do desentupidor, faça o movimento de bombear o objeto para cima e para baixo, fazendo pressão. Faça o procedimento mais vezes até a água escoar.

2- Água quente

Uma boa alternativa é usar água quente para desentupir ralo de banheiro e até da pia. Lave o ralo com água fervida, repetindo o procedimento até perceber que a água esteja descendo de forma normal. Geralmente, duas ou três tentativas costumam fazer o efeito desejado.

3- Soluções caseiras

Além da água quente, uma boa dica é usar vinagre. Despeje cerca de ¼ de copo de vinagre concentrado ou vinagre branco direto no ralo. Espere por cerca de 20 minutos. Se não for o suficiente, use ¼ de bicarbonato de sódio diluído em ¼ de vinagre. Essa combinação produz uma espuma que limpa os canos e desobstrui o ralo.

4- Produtos específicos

Existem produtos químicos específicos para este problema. Use-os somente caso não consiga resolver o problema com o desentupidor. Além disso, chamar uma empresa especializada em desentupimento é uma ótima medida e que vai resolver o problema.

Ao usar produtos desentupidores, a maioria deles contém soda cáustica na composição. Portanto, não esqueça de usar luvas e óculos enquanto estiver aplicando esses produtos. E, é claro, siga as instruções do rótulo.

5- Ralo de banheiro entupido: o problema pode estar “mais embaixo”

Você é daquelas pessoas que costuma olhar os canos e tubulações da sua casa somente quando há um problema? Tome cuidado! Pode ser que o entupimento do ralo de banheiro seja uma consequência de um cano entupido.

Faça um acompanhamento periódico e o desentupimento de todos os canos possíveis. Evite jogar objetos, resíduos e restos de alimentos nos ralos da pia e do banheiro. E em caso de perceber algum problema mais grave, não espere para chamar uma empresa especializada. Pode sair muito mais barato do que esperar um “estouro”.

Mesmo sabendo algumas formas de desentupir o ralo de banheiro, ainda é essencial o acompanhamento periódico. Solicite um orçamento grátis e sem compromisso: é só clicar aqui!