Pragas e Vetores

“Pragas e vetores impactam diretamente no seu negócio”! Memorize esta frase e preste atenção nos exemplos que você vai ler agora!

Esperamos que você não seja um daqueles empresários que só prestam atenção em pragas e vetores quando o problema atinge o “bolso”. Sabe por quê? Conhecemos negócios por aí que chegam a fechar as portas pela falta de um olhar mais atento a este problema.

Uma coisa é certa: pragas e vetores impactam diretamente no seu negócio! Portanto, preste atenção neste conteúdo e não repita os erros que vamos te contar a partir de agora.

Casos de repercussão nacional

Você pensa que a Vigilância Sanitária bate somente à sua porta? Não importa o tamanho da empresa, as condições de higiene e o controle de pragas e vetores impactam nos negócios. Confira estes casos registrados no ano passado que repercutiram nacionalmente:

Você já ouviu falar da Proteste (Associação de Defesa do Consumidor)? É uma entidade civil sem fins lucrativos que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros, fundada em 16 de julho de 2001. Em um de seus testes de segurança alimentar, realizado em 2017, a entidade avaliou amostras de oito marcas de café e farinha. Dois produtos utilizados diariamente em todos os cantos do Brasil, não é mesmo?

Entre as marcas analisadas, duas apresentaram quantidades de matérias estranhas. Sabe quais eram as matérias? Fragmentos de insetos e roedores superiores à quantia de inconformidade permitida por lei – A quantidade permitida pela Anvisa de corpos estranhos nos alimentos analisados é de 60 fragmentos de insetos em 25 gramas de café em pó e 70 fragmentos em 50 gramas de farinha de trigo.

Inseto morto

Durante o teste, uma marca de café muito famosa apresentou uma quantidade superior à permitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Eram 13 fragmentos de 25 gramas e um inseto inteiro morto. Um enorme problema! De acordo com a Proteste, há sérias indicações de falha na produção, manipulação ou armazenamento do produto.

Pelo de rato

Na farinha de outra marca bastante conhecida, foram encontrados 25 fragmentos de insetos e um pelo de rato. Mesmo que a quantidade de insetos esteja dentro do tolerado pela Anvisa, os pelos de roedores não são permitidos nesse tipo de produto.

(Mais detalhes sobre a pesquisa e o que as empresas responderam, estão aqui)

Esses exemplos representam muito do que pode acontecer com a sua empresa. O caminho percorrido até aqui e a conquista de clientes que adoram o seu produto, podem ir “pelo ralo”. Ou ainda, exigir um esforço e investimentos muito maiores em adequações e recuperação da imagem da sua marca. Tarefas bem mais complicadas do que manter tudo em dia.

Atestados médicos em virtude de pragas e vetores

O que tem a ver atestados médicos com pragas e vetores? Muito mais do que você imagina! Existem empresas que cansaram de receber atestados e afastamentos de colaboradores doentes em decorrência do contato diário com pragas e vetores. O resultado? Queda na produção e prejuízo aos cofres da empresa.

Já imaginou uma infestação de pragas e vetores no ambiente de trabalho? Infelizmente, há donos de negócios que se dão conta do problema apenas quando a proliferação de alguma doença afetou seus colaboradores. A maioria dos insetos, por exemplo, transmitem doenças gastrointestinais que causam muitas baixas na equipe.

Para evitar problemas desta magnitude, algumas medidas preventivas são muito bem-vindas: armazenamento correto do lixo; telas de proteção em portas e janelas; tubulações e ralos protegidos; remoção de migalhas em mesas de trabalho; limpeza dos ambientes; estoque de produtos armazenados de maneira correta; entre outras.

E aí, será que a sua empresa está em dia no que diz respeito às pragas e vetores? Não deixe para amanhã, o problema que você pode evitar hoje mesmo, ok?

Que tal fazer uma avaliação na sua empresa?  Entre em contato conosco e fique 100% seguro. Clique aqui!