limpeza de fossa

A limpeza de fossa e da caixa de gordura é assunto sério. O meio ambiente e a saúde das pessoas não podem correr riscos pela falta de manutenção. Confira!

Não tem como escapar, a limpeza de fossa e da caixa de gordura é necessária em qualquer casa, empresa ou indústria. Esses dois elementos têm papel de extrema importância para garantir a boa saúde das pessoas. E, obviamente, garantir a preservação do meio ambiente.

Para que fossa e caixa de gordura funcionem de forma eficiente, você não pode esquecer da manutenção preventiva. Limpar as estruturas corretamente é a melhor medida. Porém, jamais faça você mesmo. Somente uma empresa qualificada pode realizar este trabalho.

Continue lendo e saiba porque a limpeza de fossa e da caixa de gordura são tão importantes.

Por que eu preciso ter uma fossa?

Mais do que manter o esgoto embaixo da terra e fora do alcance do nosso nariz, as fossas são consideradas a melhor forma de tratamento de esgoto domiciliar.

A fossa, principalmente a séptica, é fundamental para a saúde pública. Muitas doenças podem ser transmitidas em decorrência da contaminação do ambiente. Por isso é tão importante manter uma fossa em casa e tratar bem a água que retorna para a natureza.

Por que fazer a limpeza de fossa?

Nem pense em não fazer a limpeza de fossa. Se passar muito tempo sem essa ação, os dejetos, resíduos e esgoto se acumulam na tubulação, ultrapassando os limites da fossa. Esse acúmulo causa mau cheiro e entupimento, prejudicando a infraestrutura e, o que é pior, a saúde das pessoas.

Sem a limpeza de fossa feita por uma empresa especializada, a segurança do local também pode ser comprometida. Imagine se a fossa transbordar. Imaginou? O transtorno é enorme e você ainda coloca em risco a saúde de muita gente. Vale a pena arriscar? Acho que não!

Para fazer este serviço, as empresas de limpeza de fossa são regradas pelas normas NBR 7229 e NBR 13969. São elas que determinam a maneira correta para a limpeza de fossas e como deve ser o descarte dos produtos. Ao seguirem essas normas, as empresas garantem o menor impacto possível ao meio ambiente.

Por que eu preciso ter uma caixa de gordura?

A caixa de gordura é decisiva para a manutenção da rede hidráulica de casas, empresas, comércios, restaurantes e indústrias. Nesses dois últimos lugares elas são ainda mais importantes, já que geram um volume maior de efluentes.

A função de uma caixa deste tipo é recolher a gordura proveniente das pias, principalmente aquela gerada na lavagem das louças. Nesse reservatório é separado o óleo da água, retendo toda a gordura e evitando que aconteça um entupimento nos canos e tubulações.

Para que a caixa de gordura seja eficiente, é preciso que ela siga as características da norma brasileira 8160, da ABNT. Entre as principais disposições da normativa, está a relacionada aos tamanhos mínimos e a capacidade da estrutura que varia de acordo com a casa ou estabelecimento comercial. Já o tipo de material não tem especificações na norma, ficando a cargo do proprietário do local a escolha. Existem modelos de plástico, PVC, entre outros materiais.

Por que fazer a limpeza da caixa de gordura?

Garantir o fluxo de funcionamento da caixa de gordura depende de sua manutenção. A limpeza da estrutura deve ser feita periodicamente, seguindo a recomendação que é de seis em seis meses. Se o uso for maior, pode ocorrer em intervalos reduzidos de tempo.

Ao não fazer a limpeza, o surgimento de alguns problemas são inevitáveis: mau cheiro em ralos, atração de pragas urbanas, transbordamento de resíduos, entre outros.

limpeza de fossa

Deixe o trabalho para quem entende do assunto

Infelizmente, muitas pessoas acreditam que fazer a limpeza de fossa ou da caixa de gordura é algo simples. Porém, sem os cuidados certos há riscos sérios de saúde! A não utilização de máscaras e luvas apropriadas, por exemplo, pode desencadear doenças para quem está fazendo a limpeza.

Sem contar que, após a retirada dos resíduos, há também o descarte. E neste caso, não somente a figura humana, mas também todo o meio ambiente sofre por não ter um local apropriado para fazê-lo.

Parece simples, mas todo cuidado é pouco. Por isso, o mais indicado nestas ocasiões é contratar uma empresa especializada para fazer a limpeza de forma correta e em segurança – tanto para você, quanto para o meio ambiente.

Agora que você sabe a importância de fazer a limpeza de fossa e caixa de gordura com profissionais especializados, faça um orçamento grátis com quem tem os melhores do mercado: clique aqui!