desinsetização

10 entre cada 10 pessoas perguntam: “Quanto tempo devo ficar fora de casa depois da desinsetização? Crianças e animais de estimação precisam de mais tempo?”. Leia!

De acordo com normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde (MS), a ausência de crianças e animais de estimação durante a desinsetização tem um tempo mínimo. Não respeitá-lo pode resultar em problemas de saúde. Isso vale também para gestantes e idosos!

Para deixar as crianças e os animaizinhos longe de uma intoxicação em decorrência de uma desinsetização mal programada, é indispensável respeitar este tempo. Além disso, existem outros cuidados que você vai conhecer na sequência do texto. Continue a leitura.

Os cuidados durante a desinsetização

É óbvio que todos nós devemos tomar alguns cuidados durante o processo de desinsetização. No entanto, crianças e animais de estimação pertencem a um grupo mais vulnerável às ações de produtos químicos. Inalar estes compostos químicos, ingerir ou absorvê-los através da pele são riscos que eles não precisam correr.

Não importa quais são os tipos de pragas urbanas que você precisa combater na sua casa. Pode ser mosca, barata, formiga, rato, pulga, cupim ou qualquer outra. A eliminação e depois o controle de pragas, oferecem grandes benefícios à saúde de todos. Mesmo dos animais, a quem não basta a eliminação de pulgas ou carrapatos do corpo, mas o combate efetivo dessas pragas nos ambientes.

Nas residências com crianças e animais de estimação, algumas técnicas evitam a contaminação. Por isso, a contratação e orientação de uma empresa especializada é sempre aconselhável. Primeiro, é preciso afastar as crianças e os animaizinhos do local, pois eles costumam ficar curiosos com a movimentação. Se tiver iscas, como acontece no combate aos ratos, é possível que essa “novidade” atraia a atenção deles.

Vale lembrar que as melhores empresas de desinsetização usam algumas iscas em formato de “girassol”. Entretanto, o gosto é muito amargo ao paladar de qualquer pessoa e até dos animais.

Tempo fora de casa

Essa é a principal dúvida: quanto tempo os moradores devem ficar fora de casa quando for feita uma desinsetização? Crianças e animais de estimação devem se ausentar de 8 a 10 horas. Se for um adulto sem nenhum registro de alergia ou hipersensibilidade, o tempo pode ser um pouco menor, ficando em 5 horas.

Ressaltamos, porém, que após a desinsetização, o ambiente precisa receber bastante ventilação. Manter a casa aberta por algumas horas é uma medida recomendada.

Em locais em que o veneno foi aplicado através de spray, os moradores precisam deixar o produto secar. Se este produto for de qualidade, nem mesmo as lambidas dos animaizinhos irão removê-lo. E o melhor: o spray não causará danos a eles!

A volta para casa

Mesmo que você tenha respeitado o tempo necessário para ficar fora de casa, a volta também é muito importante. Crianças e animais precisam de atenção redobrada em algumas situações. Isso porque a desinsetização, principalmente a que combate as baratas, provocam a saída destas pragas de seus “esconderijos”. A diferença é que agora elas se movimentam bem tontas pelas áreas externas e internas até morrerem.

O problema disso é que elas podem estar cheias de veneno. Se uma criança ou pet, por exemplo, tiver contato com as baratas, as consequências podem ser graves. Os gatos, caçadores de insetos natos, não podem ver um inseto se movendo que correm atrás dele. Ainda que não levem o inseto até a boca, o contato com a patinha já leva o animal a contrair o veneno.

Então, na volta para casa,  mantenha as crianças longe dos locais onde as baratas e outros insetos podem estar “perambulando”. Ralos e lixeiras são alguns destes lugares.

Para encerrar, lembre-se de que os cuidados durante a desinsetização devem envolver todos os moradores. Vale para os adultos, crianças e os animais de estimação.

Então, gostou do assunto? Esperamos ter ajudado! Continue acompanhando o nosso blog, temos muitos assuntos importantes para tratar com você.