como acabar com formigas

Elas incomodam! Como acabar com formigas? Além do incômodo, as formigas podem transmitir bactérias e até provocar um infarto. Acompanhe!

Eis uma dúvida que incomoda muita gente que mora nos centros urbanos: como acabar com formigas? Mesmo que você limpe a casa todos os dias e tome os devidos cuidados com alimentos, esses pequenos seres adoram aparecer. E o pior, vem em bando!

Para eliminar esse problema da sua casa, continue a leitura e descubra maneiras eficientes de como acabar com formigas.

Tipos de formigas mais comuns nos centros urbanos

Existem diversos tipos de formigas espalhadas por todos os lados. No entanto, quatro deles são os mais comuns em centros urbanos. Confira e identifique qual mais aparece na sua casa:

  • Formiga Fantasma: essa formiga possui o corpo de cor clara, quase transparente (entendeu por que o nome?). Ela costuma procurar pelos lugares mais úmidos e com resíduos de alimentos para se instalar. Nas residências, a “turma” toda constrói ninhos em rodapés e batentes. Perigosa, a espécie pode transmitir algumas doenças aos humanos;
  • Formiga Carpinteira: a formiga carpinteira pode ser encontrada em ambientes internos e externos. Ela adora móveis, forros, portas e aparelhos eletrônicos. Seu tamanho pode variar e as cores vão do amarelo até o preto. Apesar de não possuir ferrão, ela é capaz de cuspir ácido fórmico nas pessoas e em seus predadores;
  • Formiga Louca: louca? Sim, possui esse nome em decorrência do hábito de levantar o abdômen acima de sua própria cabeça quando está incomodada. É encontrada, em sua maioria, nos locais ao ar livre. Adora um jardim, varanda, pedras, calçadas, entre outros ambientes. Sua cor varia do marrom escuro ao preto. As Formigas Loucas são perigosas porque transmitem bactérias, vírus e infecções às pessoas;
  • Formiga lava-pés: essa espécie gosta de resíduos de alimentos que estão nas lixeiras. Também conhecida por “predadora”, cria grandes formigueiros em montes. Sua coloração vai do amarelo claro ao preto brilhante e sua mordida é bem perigosa, podendo levar uma pessoa a sofrer um infarto.

Qualquer tipo de formiga pode oferecer riscos à saúde dos humanos. Realizar um serviço de dedetização é muito importante. Mas enquanto não se faz isso, algumas medidas, como explicaremos a seguir, podem ajudar em como acabar com formigas.

1. Feche as pequenas entradas

Para evitar que as formigas entrem em sua casa, uma das principais medidas é tampar as entradas, como frestas em portas, paredes e janelas. Use silicone, massa de vidraceiro, gesso ou cola para tampar esses pequenos “buracos”. Enquanto não tiver um desses produtos, use soluções temporárias, como a vaselina ou o grude feito de massa de farinha de trigo e água.

2. Use os cheiros

As formigas não gostam de alguns cheiros, sabia?  Use sálvia, poejo, hortelã ou menta. Esses produtos podem ser usados fresquinhos ou em forma de óleo para confundir as formigas.

3. Faça spray de água e sabão

Essa medida de como acabar com formigas é simples. Coloque 100 ml de sabão líquido em um frasco spray de 500 ml e complete com água. Se quiser, pode adicionar uma casca de laranja ou limão para que a mistura fique mais potente.

O spray mata as formigas que foram atingidas e elimina o rastro delas, evitando que outras formigas sigam pela mesma trilha. Fácil, não é?

4. Crie iscas para as formigas

Fazer iscas é uma alternativa clássica no combate às formigas e outras pragas urbanas. Como elas adoram açúcar, gorduras e carnes, misture um veneno ou inseticida aos alimentos que servirão de armadilhas.

Use o ácido bórico (borato ou bórax), item que é um mineral encontrado na natureza e que serve como produto de limpeza e também para eliminar formigas. Possui baixa toxicidade, mas pede o uso de luvas para manuseio.

5. Use vinagre

Borrifar vinagre branco no piso da cozinha é outra boa ação em como acabar com formigas. Mas, antes de usar o produto, limpe bem o chão. Elas odeiam vinagre e você vai espantá-las.

como acabar com formigas

Como acabar com formigas: chame a dedetização

Se mesmo depois dessas medidas, as formigas insistirem em voltar, resolva de uma vez por todas o problema de como acabar com formigas e outras pragas urbanas: chame um serviço especializado de dedetização de formigas. Com aplicação de métodos e produtos adequados para cada tipo de formiga, você as elimina e ainda evita a reprodução descontrolada delas.

 

Dúvidas? Que tal uma conversa sobre este assunto? É só clicar aqui!