como acabar com as moscas

Elas incomodam! Como acabar com as moscas? Descubra maneiras de prevenir, evitar a contaminação de alimentos e a transmissão de doenças por parte delas!

É incrível a capacidade dos insetos em se multiplicarem e causar incômodos! Mas como acabar com as moscas, verdadeiras inimigas das indústrias de alimentos?

Elas estão espalhadas por todos os cantos do mundo, gerando mal estar nos ambientes e doenças aos seres humanos, tais como: difteria, tuberculose, conjuntivite, peste bubônica, dengue, entre outras.

Dentro das indústrias de alimentos, o desafio é eliminá-las e garantir condições de higiene adequadas. Saiba, através deste conteúdo que preparamos para você, como eliminar esse problema.

Quais são os lugares e entradas preferidas das moscas?

As moscas adoram a cozinha! Infelizmente, o lugar menos apropriado para encontrar  insetos, é um dos seus preferidos. Moscas também gostam de estarem próximas aos coletores de lixo, fossas mal fechadas, caixas de gordura e se apropriarem de alimentos fora de recipientes.

Elas costumam entrar pelas aberturas e frestas das paredes, ralos e algumas instalações hidráulicas mal feitas. Se você não prestar atenção nesses itens, não tem como acabar com as moscas.

Como acabar com as moscas?

Moscas representam um sério risco para uma indústria de alimentação. Acabar com elas é uma missão muito importante e que sugere ações efetivas.

O controle pode não ser tão simples. Porém, não tomar medidas ostensivas no combate às moscas e favorecer a sua proliferação é bem pior, garantimos!

Problemas e deficiências dos serviços sanitários, como o descarte, coleta e depósito de lixo, falta de higiene e poucas informações para conscientizar as pessoas, são alguns dos causadores do aumento de moscas.

Tomar medidas preventivas é indispensável e tem tudo para ajudar. Listamos grande parte delas, logo abaixo:

  • Coloque telas em portas e janelas;
  • Instale cortinas de vento;
  • Faça a manutenção do lixo em sacos plásticos ou latas de lixo bem fechadas;
  • Mantenha os alimentos em recipientes bem fechados;
  • Instale armadilhas: luminosas, adesivas ou com produtos químicos adequados.

Não esqueça de realizar a dedetização do estabelecimento em parceria com uma dedetizadora de sua confiança. Se não conhece uma, peça indicações aos amigos ou pesquise na internet. Lembre-se de avaliar o histórico e se a empresa possui a Licença de Funcionamento da Vigilância Sanitária. O recomendado é realizar a dedetização uma vez por mês.

Moscas causam intoxicações e infecções alimentares?

Além de toda a incomodação e doenças transmitidas pelas moscas, elas podem ser responsáveis por intoxicações e infecções alimentares. Elas costumam amolecer os alimentos e expelir o conteúdo estomacal que contém enzimas que permitem a mudança de textura do alimento.  Em seguida, elas ingerem os alimentos.

Durante esse processo, são liberados os micro-organismos do trato digestivo das moscas, que ficarão diretamente ligados aos alimentos. É aí que surgem os riscos de contaminação humana.

Vale lembrar que, além do trato digestivo, as moscas espalham micro-organismos pelas pernas, asas e peças bucais. Deste modo, os alimentos que ficarem expostos por muito tempo sem proteção, estarão mais suscetíveis.

Usar inseticida resolve?

Em se tratando de áreas que trabalham com alimentos, o melhor mesmo é chamar uma empresa especializada para realizar a dedetização dos ambientes. Usar inseticida por conta própria pode só piorar a situação.

Segundo a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 216-ANVISA, fica estabelecido:

quanto a aplicação do controle químico, a empresa especializada deve estabelecer procedimentos pré e pós-tratamento a fim de evitar a contaminação dos alimentos, equipamentos e utensílios. Quando aplicável, os equipamentos e os utensílios, antes de serem reutilizados, devem ser higienizados para a remoção dos resíduos de produtos desinfestantes

O uso de inseticida é eficiente à medida que for feito com os devidos cuidados, como não contaminar os alimentos. Sua aplicação correta tem tudo como acabar com as moscas.

Prevenir ainda é o melhor remédio! Mas quando a prevenção não dá conta, como acabar com as moscas? A resposta você já sabe!

DEDETIZAÇÃO GRÁTIS! Participe da promoção e concorra a uma dedetização para a sua empresa. Cadastre-se!