barata

No chuveiro, na pia, na lavanderia e na área externa. A barata adora subir pelo ralo e causar problemas aos seres humanos. Quer saber como acabar com ela? Leia!

Tenho certeza de que você vai concordar com a minha afirmação: a barata é um bicho nojento, não é mesmo? Sem contar que ela é ágil e tem facilidade para fugir de chinelos e vassouras que “voam” atrás delas.

Sabe qual é um dos lugares preferidos dela? Pois é, o ralo! Pode ser do chuveiro, da pia, da lavanderia ou da área externa. Como é um bicho especialista em “serviços sujos” e curte lugares úmidos, não é à toa que os ralos exigem uma atenção especial.

Você odeia barata? Quer acabar com todas que insistem em subir pelos ralos na sua casa? Então continue a leitura!

Barata: ameaça para a saúde humana

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a barata é um agente transmissor de doenças que são causadas por bactérias. Ao ingerir alimentos infectados, o ser humano pode apresentar problemas intestinais e estomacais, vômitos e diarreias. Além disso, doenças mais graves também podem surgir.

Barata pelo ralo

O ralo é um dos lugares prediletos da barata. Isso, ninguém dúvida! Normalmente, esse problema acontece porque existe algo de errado com a tubulação de esgoto. Pode ser que alguma coisa não tenha sido feita da forma correta ou foi danificada. Caso contrário, a barata e sua turma não teriam essa facilidade para subir.

Como acabar com a barata do ralo

Como a primeira medida é sempre a prevenção, seguir essas dicas vão lhe ajudar bastante no combate a esse bicho super inconveniente. Confira:

  • Barre a passagem da barata: barrar a entrada da barata é uma excelente medida. Escolha um modelo de ralo com tampa dupla. Eles abrem somente na hora do uso e você pode mantê-lo fechado o restante do tempo.
  • Instalação de sifão na pia: a instalação correta do sifão impede a passagem da barata e até do mau cheiro. Verifique ou chame um técnico para observar se essa peça foi instalada de maneira certa. É comum que ela saia do lugar com uma pancada, por exemplo. Mas caso você descubra que não tem sifão no ralo, providencie a sua instalação imediatamente;
  • Naftalina no ralo: essa é uma medida mais paliativa. Deixe algumas bolas de naftalina dentro do ralo, de modo que elas não desçam. A ação evita o mau cheiro e também ajuda a evitar a subida da “inimiga”;
  • Uso da caixa de gordura: instalar uma caixa de gordura na sua casa é muito importante. Ela evita que a gordura da pia da cozinha seja despejada na rede esgoto. Isso também evita o mau cheiro e as investidas de baratas e outras pragas urbanas.

Ao perceber que a barata e as suas amiguinhas continuam subindo pelo ralo, mesmo após as medidas preventivas terem sido tomadas, é hora de pedir ajuda a uma empresa especializada. São os profissionais que vão investigar de forma minuciosa a fonte dos aparecimentos frequentes dessas baratas.

Se o problema estiver “mais embaixo”, somente uma análise criteriosa poderá detectar o ponto de partida para um plano mais consistente. Deste jeito, as baratas terão muita dificuldade para aparecerem novamente nos locais que não são nem um pouco bem-vindas.

Como dizem por aí: não adianta eliminar algumas baratas. O foco principal é acabar com todas elas e evitar que mais gerações destes animaizinhos apareçam.

Gostou do conteúdo? Se quiser saber mais sobre o assunto e acabar de vez com as baratas na sua empresa, temos outro conteúdo para você ler: Cansado de ver pragas pela sua empresa? Saiba como eliminar baratas!