Portrait of smiling baker keeping tray of baked buns in shelf

Quando falamos em instabilidade financeira, logo pensamos na conta lá no banco. Porém, tem outros aspectos que são decisivos para quem trabalha com alimentos.

Instabilidade financeira! Duas palavrinhas que assustam qualquer empresário, não é mesmo? Em tempos de recuperação da economia, é indispensável estar em dia com as obrigações legais, fiscais e financeiras. Além disso, manter os cuidados com a higiene no local de trabalho, oferecer segurança e condições de saúde aos colaboradores são algumas das obrigações.

Ao trabalhar com alimentos, seja em uma pequena indústria ou no restaurante mais badalado da cidade, o dono precisa estar atento para não sofrer com a instabilidade financeira. Receber multas, perder clientes em virtude da má reputação da empresa ou receber processos de colaboradores, não são as melhores coisas do mundo.

A seguir, estão 5 passos para quem trabalha com alimentos evitar a instabilidade financeira. Continue a leitura e fique à frente da concorrência.

1. Mantenha a boa higiene

Não há chance de se trabalhar com alimentos, sem pensar na higiene. O efeito direto na saúde dos clientes e também dos colaboradores, é aspecto que deveria dispensar comentários, não acha? No entanto, precisamos sempre reforçar a preocupação com a limpeza e os bons hábitos nos locais que trabalham com alimentos.

Conservar os alimentos em locais apropriados e de acordo com as orientações da Vigilância Sanitária deve ser o primeiro item da sua lista de boas práticas. Higienizar e desinfetar o local, evitando a proliferação de pragas urbanas e bactérias, também são medidas fundamentais para evitar a instabilidade financeira da empresa.

2. Não esqueça da imagem do seu estabelecimento

Já ouviu a frase: “casa de ferreiro, espeto de pau”? Então, dizer que os procedimentos da sua empresa são corretos e de acordo com as melhores práticas, não basta. Faça do seu estabelecimento comercial ou industrial, um “espelho” do que você produz.

Evite deixar pisos quebrados, paredes mal pintadas, infiltrações e outros descuidos que prejudicam a imagem do seu negócio ou até mesmo, causam o fechamento temporário da empresa. Ofereça locais adequados para o descarte de mercadorias e não esqueça de orientar a equipe.

3. Fique de olho no estoque de produtos

O estoque é um lugar que reserva muitas exigências, concorda? Os produtos perecíveis e com prazo de validade, por exemplo, merecem atenção redobrada. Sem contar no desperdício que ajuda (e muito) a causar instabilidade financeira.

Para evitar problemas com o estoque de produtos e gerar riscos à saúde, é essencial que se tenha o controle sobre o estoque. Desta maneira, elimina-se dores de cabeça e prejuízos financeiros.

4. Preste atenção na emissão de notas fiscais e na documentação

Não gerar nota ou cupom fiscal pode causar sérias consequências para a empresa. O documento é a formalização de que houve uma venda e é uma segurança para o consumidor. Não emitir um comprovante fiscal pode gerar multas e aumentar as possibilidades de instabilidade financeira.

Manter o alvará do Corpo de Bombeiros e os demais documentos exigidos em sua cidade, é outra obrigação. Isso atesta a segurança, higiene e bom funcionamento do local.

5. Lembre-se do controle de pragas para evitar a instabilidade financeira

Como é o controle de pragas na sua empresa? Não existe? Cuidado, muito cuidado! Preocupar-se com o controle de pragas urbanas apenas quando elas já apareceram é péssimo. Manter um controle adequado é uma ação decisiva para evitar a instabilidade financeira. A empresa afasta os perigos de contaminação, oferece boas condições de trabalho e desfruta de uma boa imagem perante o consumidor.

Não é “só pela multa” da Vigilância Sanitária, é um caso de saúde pública e de instabilidade financeira. Imagine fechar a empresa por vários dias, justamente em decorrência do aparecimentos de pragas. Um tremendo prejuízo!

Então, vamos evitar a instabilidade financeira aí na sua empresa? Para você entender mais sobre o que pode fazer para evitar esse problema, baixe agora o nosso eBook que trata sobre como eliminar pequenos animais indesejados!